A Toyota Caetano Portugal e a Galp Energia celebraram, esta quinta-feira, uma parceria para teste real de cinco viaturas híbridas Plug-in (de ligar à tomada) nas cidades portuguesas num período de três anos a iniciar no próximo mês de Junho, de 2010. Este projecto integra o programa pan-europeu de teste de estrada dos híbrido Plug-in, com ligação à corrente eléctrica, que vai envolver mais de 150 veículos na Europa.
O anúncio foi feito durante uma cerimónia pública, onde o Presidente e CEO da Toyota Europa (TME), Tadashi Arashima, o Vice-Presidente da TCAP, José Ramos, e o Administrador Executivo da Galp Energia, Carlos Gomes da Silva, assinaram um Protocolo de Intenção para marcar o início desta parceria.
Os testes de estrada terão como objectivo avaliar a performance do «Plug-in» em condições de condução urbana, ao mesmo tempo que tentará recolher informação dos condutores e passageiros, sobre a experiência. O teste incluirá também a análise da percepção dos hábitos e preferências de carga do automóvel, quer esta seja em casa, usando uma tomada convencional, ou em pontos de carga específicos em zonas públicas.
Para José Ramos, vice-presidente da Toyota Caetano Portugal, o grupo encontra-se satisfeito "por contar com a Galp Energia como parceiro para este projecto pioneiro, em Portugal. Frequentemente referimos que o Plug-in é «o melhor de dois mundos», porque conta com os benefícios da tecnologia da Toyota de um puro híbrido, ao mesmo tempo que ultrapassa as limitações de autonomia e flexibilidade desde sempre associadas aos veículos eléctricos. Agora temos a oportunidade, com estes cinco PHV, de demonstrar estes benefícios em condições reais e enquadradas com Portugal”, declarou o responsável.
Para a Galp, por sua vez, "é uma honra integrar uma das mais significativas parcerias para o futuro da tecnologia híbrida. Para uma empresa de energia como a nossa é natural querermos contribuir para o desenvolvimento e teste do Plug-in, o qual representa um importante passo para a mobilidade sustentável", afirmou Carlos Gomes da Silva, pela Galp Energia.
O híbrido Plug-in da Toyota vai permitir fazer viagens de 20 quilómetros (casa-emprego) até uma velocidade máxima de 100 km/h apenas com energia eléctrica, com a vantagem que, terminada a carga armazenada nas baterias de ião-Litio – necessitam de apenas hora e meia para recarregarem, este veículo poderá continuar a circular como qualquer veículo híbrido. A bateria é também carregada durante a condução, desaceleração e ao travar, ou através da ligação da ficha do automóvel a uma tomada eléctrica convencional, em casa ou no trabalho.
A Toyota vai disponibilizar mundialmente mais de 500 unidades, para o mercado japonês, Europeu e Norte-Americano a partir do final deste ano.